TEMOS UMA CIDADE FORTE!

Naquele dia se entoará este cântico na terra de Judá: Uma forte cidade temos, a que {Deus} pôs a salvação por muros e antemuros. (Isaías 26.1)

Nós cristãos somos por definição um povo que tende a acreditar e esperar o melhor. O crente crê porque é crente, mas é cheio de esperança porque tem a vida de Deus dentro da alma. Muitos pregaram a desesperança e o ceticismo ao longo dos séculos, mas creio que o maior pregador da desesperança de todos os tempos, foi um filósofo Alemão chamado NIETZSCHE (Frederich), ateu, embora filho de pastor, pregava – segundo alguns – o Niilismo, o pessimismo, a descrença absoluta de princípios religioso ou político.

Ele dizia que era preciso acabar com a esperança, pois ela seria um agente prolongador do sofrimento. E Nietzsche morreu louco num sanatório da Suíça, sabe por quê? Porque ninguém pode viver sem Esperança! A Esperança é o sentimento que nutre a vida. Uma igreja sem Esperança é um clube religioso. Um casamento sem esperança é uma prisão, um trabalho sem esperança é uma escravidão e uma vida sem esperança é somente uma existência morta.

A palavra Esperança vem do latim “esperantia” que uma é raiz do verbo “esperare”, e significa disposição de espírito, expectativa e confiança no que se espera. A Bíblia diz que nós, o povo de Deus, somos presos de Esperança, ou seja, sempre temos esperança (Zacarias 9.12). Daí ser tão estranho que alguém, com raízes cristas, se deixe levar por palavras de descrença, ou negativismo sobre o futuro.

A falta de esperança leva a uma das maiores doenças do nosso século: A depressão.

A alma humana não suporta ficar sem esperança e mergulha num buraco negro existencial que a conduz a um fim terrível, a menos que no meio do caminho encontre o Poder de Jesus Cristo. A cruz ensina que há esperança para vencer a depressão e os males do século. Comece deixando de ouvir as noticias do mundo, principalmente ao acordar e ao dormir. Alguns vivem angustiados porque a primeira noticia do dia e a ultima são sempre negativas. É preciso acordar com a Palavra de Deus e ir dormir ouvindo a Palavra de Deus. Além disso, você deve cantar louvores. Os louvores nos enchem de alegria e renovam nosso ânimo. As músicas mundanas normalmente nos deprimem e levam uma mensagem contraria a Palavra de Deus ou uma mensagem vazia que não quer dizer nada.

Outra coisa importante é a revelação da cruz. Isso quer dizer que devemos diariamente lembrar o que Jesus fez na cruz, até que o Espírito de Deus nos dê uma revelação clara da cruz e possamos ver que todos os males, medos e pavores foram levados na cruz pelo próprio Jesus Cristo. Peça a Deus que lhe conceda a revelação da cruz. Uma vez que receba a revelação da cruz, sua vida nunca mais será a mesma. Lá, todas as angústias foram crucificadas. Deus em troca lhe enche-nos de Paz. Eu não disse tranquilidade, pois isso depende das circunstancias, estou falando de algo profundo e que independe das lágrimas que rolam em sua ou em minha face. Essa vitória está na cruz, e traz Esperança e Paz.

E sobre minha cidade, que faz agora 119 anos, devo dizer que muitas coisas que desejei pra ela já se cumpriram. Coisas tais como a saída do pedágio que a dividia ao meio; a vinda de um projeto de ampliação no atendimento da saúde, como a UPA, e ainda revitalização da corrente sanguínea, o rio Paquequer. No entanto creio que o melhor de Deus ainda está por vir, e tenho certeza que brevemente virão às conquistas nas quais tenho grande esperança. E ainda veremos famílias fortes, salvas em Cristo, libertas da opressão e louvando o nome de Jesus Cristo, então naquele dia se dirá: TEMOS UMA CIDADE FORTE e Deus pôs a Salvação por muros e antemuros.

Shalom, Nele, em quem, e somente em quem, está nossa Esperança.

Arcélio Luis
Siga-me
Últimos posts por Arcélio Luis (exibir todos)

About the author: Arcélio Luis