SOU CRENTE, MAS NÃO SOU SANTO

Com certeza você já ouviu isso.  Talvez tenha até dito isso.  Talvez ser santo lhe pareça algo inatingível, inalcançável, uma coisa “não humana” exclusiva da Divindade. Ou talvez pense em santidade em tese, ou seja, Deus mandou ser santo, mas não é bem isso que Ele quis dizer.

Quero lhe dizer que uma pessoa que diz: “Sou crente, mas não sou santo”, está de fato dizendo; “creio em Deus mas minha crença Nele não me transforma”.  Se você não é santo não herdará a vida eterna.  Yeshua Hamashich não vem buscar crentes que não sejam santos, todos os crentes que ele vem buscar são santos Nele.

Outros pensam que pra serem santos terão que morrer fisicamente, e serem canonizados por uma instituição humana e virarem uma estátua de gesso.

Porque as pessoas pensam que são crentes mas não são santas? Por três motivos principais.

Primeiro porque elas pensam em santidade como perfeição e infalibilidade, mas santidade não é isso.  Os santos erram.  Mas a santidade não está em não errar nunca mas em se consertar sempre, limpo não é o que nunca se suja mais o que sempre se lava, firme não é o que nunca cai, mas o que sempre se levanta.  De modo que santidade tem muito mais a ver com buscar a Deus a tempo de encontrar do que infalibilidade.  Veja o que diz o salmista:

Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Salmo 32.6

Segundo porque não entendem o significado etimológico da palavra SANTO.  Santo nunca deveria ser traduzido na mente por infalibilidade, mas sim por SEPARAÇÃO, consagração, pertencer a, nesse sentido quando digo que somos santos estamos de fato dizendo que pertencemos a Deus, que ele é dono do nosso tempo, de nossos projetos, de nossa família, de nossas idéias, de nosso dinheiro de nossos filhos, de nossa vida.  Estamos dizendo que não pertencemos a nós mesmos mas Ele.  Pense…uma pessoa pode dizer que NÃO TEM TEMPO, mas ela consegue almoçar, jantar, namorar, comprar e etc. Outras dirão que estão fragilizadas de alma e não tem ânimo pra nada, mas vão ao trabalho, se esforçam a tudo aquilo que lhes darão ganho.  Então tais pessoas estão vivendo como donas de si mesmas. Nunca tome uma decisão baseada no dinheiro.  Quem trabalha pelo dinheiro não será nem um grande canalha nem um grande profissional.  O Medico deve medicar por amor, o dentista deve tratar por amor, o advogado deve advogar com paixão, o pastor deve pastorear porque ama Jesus. Se eu sou parte da comunidade dos santos, então sou SEPARADO para Deus, quer dizer que não pertenço nem ao mundo nem a mim mesmo.

Terceiro porque não consideram Jesus e sua obra feita por nós, ou seja, não se dão conta que SOMOS SANTOS NELE.  Não existe outra maneira de ser santo.   Quando a família de Noé entrou na Arca estavam separados das pessoas do dilúvio.  Jesus é como a Arca e estando Nele estamos separados do Juízo e livres da condenação.  Ou seja, quando nos tornamos partes do CORPO DE CRISTO, nos tornamos salvos Nele, fora Dele não existe nada, fora Dele a vida não faz sentido, fora Dele estamos perdidos. Nele estava a Vida e a Vida é a luz dos homens.

Alias a palavra santo, nunca aparece no novo testamento isoladamente, sempre que ela aparece, está no plural, ou seja, somos santos na comunidade dos santos onde pertencemos ao corpo de Cristo, sendo ele próprio a cabeça e o salvador do corpo.

De fato santos são os que já morreram, mas a bíblia diz que morremos para o mundo e vivemos para Deus.  Então desde a conversão, caso tenha sido verdadeira, você não é um pecador lutando pra ser santo, mas sim um santo que luta contra o pecado.

Esse ano estamos fazendo 12 proclamações de fé e a do mês de fevereiro é essa:  “O pecado não vai me governar porque meu pai é Santo, e eu sou Santo Nele, pois tenho o Espírito Santo vivendo em mim” I Pedro 1.16; Lv. 11.44-45; Lv 19.2; I João 3.10; Rm 6.14.  Declare isso diariamente em alta voz e seja completamente separado do mundo para viver para Deus.

Observe esses três textos a seguir: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo”.1 Pedro 1:15-16 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hebreus 12.14 “Naquele dia será gravado sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR”. Zac. 14.20

Shalom, Nele, em quem, e somente em quem somos santos.

Arcélio Luis
Siga-me
Últimos posts por Arcélio Luis (exibir todos)

About the author: Arcélio Luis