MAIS QUE UMA JOIA

Mulher virtuosa, quem a achará, o seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal todos os dias da sua vida. (Provérbios 31.10-12)

Hoje em dia o que mais se usa não são jóias, mas bijuterias. Seja porque são caras, seja por medo de furto, muitas mulheres procuram usar bijuterias ou semi jóias.

As jóias até hoje são bastante raras, muito cobiçadas e admiradas.

As bijuterias são bastante populares, comuns e facilmente achadas.

Muitas bijuterias são belíssimas, porém se difere das jóias em sua essência. A essência de uma bijuteria é normalmente um material de baixo valor, por conta disso as bijuterias costumam não resistirem ao desgaste do tempo, enquanto uma jóia pode durar para sempre!

No texto que lemos a mulher virtuosa, a mulher que teme a Deus é comparada a uma joia.

A mulher virtuosa, como uma joia, resiste aos desgastes do tempo, quando esse começa a interferir em seu relacionamento conjugal, por exemplo. A mulher comum, a exemplo de uma bijuteria, não resiste aos desgastes e não pensa muito antes de uma atitude drástica como a do divorcio.

A mulher que teme a Deus tem em sua essência nobreza. Ela tem muito valor, e sabe disto.

Todas nós, mulheres, temos virtudes. Deus quando nos criou, nos dotou de virtudes, porém, algumas exercitam suas virtudes, outras não.
Abigail, mostrou ser uma mulher virtuosa diante das adversidades que enfrentava em seu relacionamento conjugal com Nabal (nome que quer dizer tolo), basta ler todo o capítulo de 1 Samuel 25.

Ainda por conta de uma essência de baixa resistência, a bijuteria se quebra com facilidade.

Enquanto uma joia dificilmente danifica, e mesmo que isso aconteça, ela se permite ser concertada. A bijuteria perde suas condições de concerto com o tempo.

Quero lembrar aqui de algumas atitudes que poderão trazer concerto aquela joia, aquela mulher virtuosa, a mulher que teme ao Senhor e que entende e aceita que o Seu joalheiro, o Senhor Jesus lhe concerte através de Sua Palavra.

A mulher virtuosa, ao ser comparada a uma joia, procura não perder o seu brilho

Uma mulher virtuosa quando tem uma casamento ou qualquer outro relacionamento ruim, buscará liberar em seu coração perdão aos que lhe ofenderam.

Com certeza houve dias na vida desta mulher de Provérbios 31 que tenham sido difíceis. Certamente houve dias na rotina de seu casamento que foram ruins, mas ela exercia o perdão.

Se você puder agora pegue sua aliança de casamento em suas mãos, levante diante de Deus. Se você vive com uma pessoa por muitos anos, mesmo que seu relacionamento não tenha sido oficializado, pegue esse anel que símbolo desta união e declare:

“Eu perdoou meu marido, por todas as ofensas, por todas as circunstâncias que vivi ao seu lado e que me magoaram, e declaro que meu coração é dele e que o coração dele é meu. E que nós viveremos na presença de Deus, e nosso casamento trará glórias ao nome de Jesus. Em nome de Jesus, amém!”

Perdoar é decidir; é você abrir mão do direito de ficar magoada!

A mulher virtuosa sabe o que seu marido quer e precisa

Qual é o bem que seu marido deseja de você?

Todo homem deseja ser suprido em sua sexualidade e deseja palavras doces.

Para que a virtuosa fosse louvada por seu marido, ela precisava fazer-lhe bem e não mal todos os dias. Para o homem sexo é necessidade.
Um homem não se casa com uma mulher, para ter outro homem ao seu lado.

A mulher virtuosa não ganha com palavras duras, mas com palavras brandas. A palavra branda desvia o furor, mas a dura suscita a ira. (Provérbios 15.1)

Ela ganha na graça e no favor, e não na manipulação ou nos mandos.

A mulher virtuosa cuida bem de sua herança

Um bem que fazemos ao nosso marido é cuidar bem dos nossos filhos; afinal eles são a sua herança!

Não transfira isso, para os avôs ou para qualquer outra pessoa. Essas pessoas poderão lhe ajudar, mas nunca devem substituí-la.
A mulher virtuosa fala bem de seu marido

Honrar o marido também é falar bem, e quando isso não for possível, então não fale mal.

Há mulheres que expõe seus maridos, e acabam ridicularizando-os.

Desta forma, os outros passam a ver seu marido como um homem fraco, sem estrutura e sem capacidade. Se você tem necessidade de falar sobre o assunto, então faça, primeiramente, para Deus. E se ainda for necessário, procure um conselheiro capacitado para restaurá-los.
Diz a o texto de Provérbios 31.23 que o marido da virtuosa se assentava entre os juízes da terra, isto quer dizer que ela o apoiava para que ele pudesse ocupar esta posição.

Para concluir, vamos dar uma lida em Provérbios 12.4: A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos ossos.

Quem usaria uma coroa sobre a cabeça? Um rei? Sim… Um rei! Quando seu marido chegar, pense que chegou a majestade da casa.
E declare: “Eu sou a joia que ornamenta a vida deste homem.”

Estou certa que Deus te abençoará com estas verdades, como fez comigo o dia em o Espírito Santo, ministrou estas verdades ao meu coração.

Que tudo te vá bem e parabéns pelo seu dia MULHER VIRTUOSA!!!

Siga-me

Márcia Daniela

Apóstola em Colheita Church
Esposa do Ap. Arcélio Luis, mãe dos príncipes Victor e Rafael. Apóstola na Colheita Church, onde tenho a honra de servir a meu Senhor Jesus.
Márcia Daniela
Siga-me

Últimos posts por Márcia Daniela (exibir todos)

About the author: Márcia Daniela

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.