INDEPENDÊNCIA E MORTE! DEPENDÊNCIA E VIDA!

A palavra mais comum na bíblia pra “pecado”, é HAMARTIA, de onde vem a doutrina da hamartiologia. E uma de suas definições mais simples é: “errar o alvo”. Mais existem ainda outras palavras na bíblia para referir-se ao pecado. No entanto quando pensamos em pecado, o que vem a nossa mente? Adultério, Alcoolismo, Fumo, Roubo, Assassinato, Mentira, abuso de drogas e etc. Mas ao lermos a bíblia percebemos que o primeiro pecado do homem, não foi nenhum desses! Inclusive, vemos que por esse pecado foi tão grave que através dele todo o mal que veio a existir, existiu a partir desse pecado, que é pecado original. Adão no entanto não fumou, porque não havia fumo. Não usou drogas ou álcool porque não estavam disponíveis, não assassinou pois teria ficado solteiro de novo, não mentiu, não adulterou, mesmo porque Eva era a única mulher na terra que não tinha nenhum motivo pra ter ciúmes. Pois era única mulher da terra! Que Adão fez de tão terrível que trouxe tanto dano a humanidade até hoje? Adão apenas agiu independente da decisão e da vontade de Deus. Então hoje uma das melhores definições de pecado é INDEPENDENCIA DE DEUS.

O texto de Lucas 15.11 (filho pródigo) fala de um garoto que quis uma vida independente do Pai. Uma vida livre dos conselhos do Pai. Livre dos sermões do Pai. Livre da observações do Pai. Porque certamente admirava os ímpios.

No dia 07 de setembro de 1822 as margens de Rio Ipiranga, numa viajem de Santos pra São Paulo, Dom Pedro I Ergueu a espada e Gritou:

independência ou morte”! E vocês conhecem a história, em que o Brasil precisava dessa independência que foi reconhecida primeiro pelos EUA e México e finalmente por Portugal, era imprescindível para a sobre vida do Brasil como nação soberana.

Porém em relação a Deus a único grito que seria inteligente, razoável, espiritual e coerente; seria: “DEPENDÊNCIA OU MORTE”.

Esse rapaz da parábola contada por Jesus, queria independência do Pai, porque admirava os ímpios.

Não te aflijas por causa dos malfeitores; nem tenhas inveja dos ímpios; Provérbios 24:19

Porquê?????

20 porque o maligno não tem futuro; e a lâmpada dos ímpios se apagará. Provérbios 24:20.

Não tenhas desejo de estar nas festas a fantasia dos ímpios, beber as bebidas dos ímpios, sentir as sensações dos ímpios, usar as drogas dos ímpios. Por que na presença do Pai é melhor.

Provérbios:24.1-2 1 Não tenhas inveja dos homens malignos; nem desejes estar com eles; 2 porque o seu coração medita a violência; e os seus lábios falam maliciosamente.

As melhores festas são as festas do Pai, o melhor estilo de vida é o estilo de vida do Pai. “O melhor projeto de vida longe do Pai é pior que o pior projeto de vida junto do Pai”.

Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo, que anda, ó Senhor, na luz da tua face, Salmos 89:15

Arcélio Luis
Siga-me
Últimos posts por Arcélio Luis (exibir todos)

About the author: Arcélio Luis